Quais são as diferenças entre empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social?

 

Quais são as diferenças entre empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social?

Assim como mencionamos nos tópicos anteriores, o empreendedorismo social serve, principalmente, para gerar capital social, incluir e emancipar populações em situação vulnerável ou que vivenciem desigualdades. Já o empreendedorismo empresarial tem o mesmo objetivo de qualquer empresa privada, que é gerar lucro para os donos, sócios e investidores. Outra diferença fundamental é que o empreendedorismo tradicional foca na produção de bens que atendam às necessidades e desejos do cliente, enquanto o social trabalha por transformações nas comunidades. Essas mudanças e impactos na vida das pessoas são a principal medida para avaliar o sucesso de um empreendimento de cunho social.

O Que É Empreendedorismo Empresarial?

É o tipo mais comum de empreendedorismo, que move um ou mais indivíduos rumo à abertura do próprio negócio. Geralmente, o empreendedor desfruta de uma visão estratégica, identificando uma solução criativa para problemas comuns. Desse modo, ele monta a estrutura de sua empresa orientada a um nicho específico, que será atendido a partir de um modelo focado na inovação. 

Ao contrário das organizações tradicionais, que prezam por hierarquias rígidas e controle centralizado, as empreendedoras focam naquilo que é melhor para o cliente, construindo um relacionamento que manterá o interesse em seus produtos e serviços ao longo do tempo. São caracterizadas, ainda, pela descentralização, trabalho orientado, empoderamento dos funcionários e auto suficiência de recursos. 



O Que É Empreendedorismo Puro? 

Essa expressão se refere à própria ação de empreender, também relacionada à abertura de um novo negócio. O conceito de empreendedorismo inclui inovação, autonomia e risco. A inovação nasce da criatividade e repertório do empreendedor, que necessita de autonomia para colocar sua ideia em prática. Nesse contexto, ele também assume riscos, pois o negócio pode não dar certo, por exemplo, por não ser bem aceito pelo público, enfrentar uma concorrência desleal ou por falta de investidores. Mesmo que o preço a pagar seja alto, o empreendedor não irá abrir mão dessa liberdade para colocar sua ideia em prática. 


ATIVIDADE


- Relate em seu caderno a diferença do empreendedorismo Social do empreendedorismo empresarial (tradicional).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho, emprego e renda: conceitos estruturais

Habilidades sociais e emocionais aplicadas aos contextos de trabalho