Métodos e processos de gestão da comunicação em ambientes laborais

 Métodos e processos de gestão da comunicação em ambientes laborais




Considerando que o processo de comunicação somente é bem-sucedido quando o receptor compreende ao interpretar a mensagem, considerar as características do público-alvo é essencial para o sucesso da mesma. Com isso, o processo de comunicação deve ter como foco o perfil dos colaboradores da organização em questão.

1- Use o canal mais adequado 

Seja por e-mail, telefone, chat interno ou rede social, você deve sempre pensar qual meio de comunicação é mais adequado para discutir determinados assuntos. Se você precisa registrar algum acontecimento, opte pelo e-mail! Se quer combinar uma “cerveja” no final da semana com os colegas de trabalho, o chat pode ser definitivamente a melhor escolha. O caminho é esse.

2- Passe feedbacks 

Para o sucesso de qualquer empresa, indiferente do seu tamanho ou área de atuação, o feedback é uma ferramenta fundamental. Saber emitir uma opinião que enriqueça o trabalho de outra pessoa e saber ouvir opiniões sobre suas ações é muito importante para o desenvolvimento dos profissionais e da organização. 

3- Seja um bom ouvinte 

Uma das premissas da boa comunicação é saber escutar. Saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação no ambiente de trabalho mais clara, valorizando a opinião de colaboradores e, com isso, ganhando mais respeito e atenção deles.

4- Conheça o seu público 

Para que haja eficiência na comunicação no ambiente de trabalho, é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa. É necessário um contato pessoal em que se estabeleça uma relação de confiança, que possa transmitir as suas expectativas, ansiedades e interesses entre a organização e o seu público interno. 

5- Escolha o discurso e o momento certo 

A comunicação no ambiente de trabalho tem por sua vez a linguagem formal como predominância. Para que os seus argumentos tenham a credibilidade necessária, evite usar palavras informais como gírias, por exemplo.

Tenha cuidado com palavras e gestos que levem à percepções e reações negativas. Evite também usar palavras negativas no início da conversa para não fechar o canal de comunicação, antes mesmo que ela se estabeleça. 

6- Seja direto 

É preciso ser assertivo na hora de praticar a comunicação, passando suas opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva. Centralizar as informações é primordial dentro do ambiente laboral, isso evita a chamada barreira na comunicação (ciclo vicioso o chamado telefone sem fio, a fofoca)


Atividades

 Dividir em 3 grupos 

Cada grupo vai criar uma empresa e dentro dessa empresa vão desenvolver um produto. 

 Trace estratégias de comunicação para que o produto seja criado (distribua funções, escolha um líder, esse líder será o responsável por comandar a equipe)

 Apresente o produto de forma clara e objetiva 

 Ao final vocês apresentarão em folha separada quais estratégias de comunicação usaram. Se foi fácil chegar ao resultado final (se todos recebiam os mesmos comandos e se executavam as tarefas de forma clara).

 Detecte quais foram as dificuldades e dê sugestões para melhorar a comunicação.





 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho, emprego e renda: conceitos estruturais

Habilidades sociais e emocionais aplicadas aos contextos de trabalho