Formas de comunicação no trabalho 2

 Formas de comunicação no trabalho 2
Oral e escrita

    Características, formas e abordagens de atendimento pessoal, telefônico e por e-mail, redação e formatação de e-mail, ofício, memorando, edital de publicação de vaga e inserção de dados em planilhas.

    Os processos de comunicação na empresa são indispensáveis para qualquer tipo de empreendimento e estão presentes em todos os momentos da gestão e em todas as operações da organização. 

    Embora tão presente em nossa vida, a comunicação nem sempre é eficaz: ela pode não gerar os efeitos pretendidos. Dessa forma, é fundamental conhecer como ocorre esse processo e os elementos envolvidos. 

    Vamos imaginar que um emissor, diante de determinada necessidade de compartilhar um conhecimento ou de informar algo para alguém, por exemplo, dispare um processo que abrange os elementos estudados. O processo de comunicação envolve uma intenção por parte de quem emite a mensagem e será eficaz se resultar na ação pretendida por esse emissor. São algumas das funções da comunicação nas empresas: informar, incentivar, interagir, educar, instruir, persuadir, influenciar e motivar. 

    No ambiente empresarial, para cada objetivo, público, mensagem e canal, estabelecem-se situações comunicativas diferentes que exigem dos envolvidos reflexão e atenção.


Comunicação verbal e não verbal

    Vimos que o processo de comunicação envolve vários elementos. Agora, vamos refletir sobre um aspecto que não aparece explicitamente nas representações gráficas sobre o processo de comunicação. Você já deve ter percebido que uma mesma mensagem emitida por pessoas diferentes pode gerar entendimentos e efeitos distintos. Isso ocorre porque, quando estamos falando, nossos gestos, nossa postura, nossa expressão facial, enfim, todo o nosso corpo também está transmitindo mensagens que, ao revelarem nossas emoções e sentimentos, facilitam ou dificultam a comunicação. Esse conjunto é o que chamamos de comunicação não verbal.

    A comunicação verbal é aquela que transmite a mensagem a partir da escrita ou da fala, ou seja, é aquela que se utiliza dos recursos da língua para expressar um conteúdo. 

    O dia a dia de uma empresa é repleto de exemplos de situações em que a comunicação verbal e a não verbal ocorrem ao mesmo tempo. É importante conhecer como os sinais da comunicação não verbal são interpretados em cada ambiente, em cada cultura. 

    Gestos, entonação de voz e jeito de caminhar podem ter significados diferentes em cada país, sociedade ou instituição, mas isso não impede que algumas possíveis interpretações sejam apresentadas. 

    A seguir, observe alguns exemplos de posturas que podem revelar sentimentos, emoções ou características de personalidade:





Comunicação escrita na empresa 

Vamos ampliar nosso entendimento sobre a comunicação escrita, um dos modos de comunicação verbal do qual as organizações valem-se diariamente. O volume de comunicação escrita nas empresas é grande, porque há necessidade permanente de documentar, registrar, treinar, orientar, informar, motivar, etc. 

Portanto, escrever bem é uma competência indispensável aos profissionais de qualquer área de atuação.

Nesse sentido, é importante para o profissional que tem como objetivo ascender no mercado de trabalho ter em mente que a constante capacitação será uma rotina em sua vida. 

Assim sendo, tenha sempre como companheiro de trabalho um bom dicionário, no caso de dúvidas sobre a ortografia de alguma palavra. Lembre-se de que assim como você observa alguma palavra escrita sem adequação por outra pessoa, na sua produção textual, também deverá haver um cuidado com a sua adequada escrita, pois todo documento que circula dentro de uma empresa é lido por inúmeros colaboradores, ok? 

No caso de dúvida, também, tenha uma gramática ou consulte sites confiáveis, pois, além da escrita adequada, seu texto precisa ter coerência, ou seja, ser claro, além de coeso, com as ideias relacionando-se entre si. 


Comunicação oral na empresa

A atuação profissional em qualquer área exige, atualmente, a competência da comunicação oral. As situações do cotidiano em que o profissional deve ser eficaz falando em público são muitas: 

 Entrevistas e dinâmicas de processos seletivos; 

 Reuniões diversas; 

 Apresentação de projetos; 

 Conversas com clientes e com a equipe; 

 Seminários, convenções e treinamentos. 

Nesses momentos, será mais eficaz o profissional que dominar técnicas de comunicação oral e de comunicação não verbal. O campo de estudo que trata das técnicas para falar em público chama-se Oratória, disciplina com origem na Grécia Antiga, onde os filósofos contemporâneos de Sócrates dominavam essa arte. 

Dicas importantes: 

 Treine a sua voz e a sua fala fazendo a leitura de textos em voz alta para melhorar a dicção e a respiração. 

 Aproveite as oportunidades rotineiras de expor seu pensamento e suas ideias diante de colegas, em reuniões, em apresentações de trabalhos em sala de aula e em outros momentos mais informais para ir adquirindo confiança. 

 Procure desenvolver uma atitude positiva, acreditando no seu potencial. 

 Desenvolva sua competência fazendo resumos orais de capítulos de livros que você esteja lendo. Esse é um exercício muito bom, principalmente se você puder fazê-lo diante de uma pequena plateia de amigos. Peça que anotem seus pontos fortes e os aspectos que devem ser melhorados. Aproveite o feedback para realizar seus próximos exercícios. 


Atividade

https://forms.gle/cLLJ1HubGZV9mDgC7








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho, emprego e renda: conceitos estruturais

Habilidades sociais e emocionais aplicadas aos contextos de trabalho