SETOR PÚLICO E PRIVADO
]
SETOR PÚLICO E PRIVADO
O setor privado é o conjunto da atividade econômica que não está controlada pelo estado. Enquanto no setor público o protagonismo está nas mãos do estado, no setor privado a empresa é o elemento fundamental.
Quando pensamos em nossa vida profissional, buscamos investir em uma boa faculdade e dedicamos algumas horas dos nossos dias para os estudos. Então, chega o dia em que temos que decidir: seguir a carreira pública ou privada?
Independentemente de qual graduação você fez ou ainda está cursando, as vagas públicas — conquistadas por meio de concursos — são concorridas, não diferente, o setor privado também costuma ser disputado. Por isso, na maioria das vezes, essa decisão está mais ligada ao que você almeja para ter uma carreira de sucesso.
Não estamos falando de uma decisão que pode ser tomada da noite para o dia. Alguns benefícios se destacam e precisam ser colocados em uma balança na hora da escolha.
Você provavelmente já ouviu dizer que a carreira pública é mais estável e que o setor privado é flexível, entre outras comparações. Enfim, em qual perfil você se encaixa? Prefere garantia ou a mudança?
Antes de qualquer coisa é necessário avaliar os seus objetivos e metas, considerando que a busca final deve ser a satisfação pessoal e a qualidade de vida. Para colaborar com a sua decisão, separamos as principais diferenças e vantagens dessas carreiras.
AS DIFERENTES FORMAS DE INGRESSO
Uma diferença pontual é o modo como o colaborador é selecionado para as vagas. No setor privado, entrevistas, processos seletivos, dinâmicas de grupos e indicações regem as contratações. Ao passo que, na carreira pública, a Constituição de 88 aponta que os cargos devem ser preenchidos por meio de concurso.
A QUALIFICAÇÃO NA CARREIRA PÚBLICA E PRIVADA
Existem concursos públicos específicos para pessoas com ensino médio e também para quem tem curso superior completo. Nesses casos, quanto maior a qualificação, maior o salário inicial. Há também a possibilidade de fazer especializações e ganhar abonos em relação a elas, porém, cada caso tem suas peculiaridades.
Em relação ao setor privado a qualificação nem sempre pode significar um abono, porém, você pode mudar de área a partir delas. De qualquer maneira, vagas com altos salários em grandes organizações exigem, na maioria das vezes, alta qualificação.
VANTAGENS DO SETOR PÚBLICO
1. ESTABILIDADE: A principal vantagem do setor público é, sem dúvida alguma, a estabilidade desse trabalho, garantida pela Constituição Federal. Após três anos estando concursado, a sua vaga é garantida. No funcionalismo público o trabalhador só pode ser demitido caso cometa uma falta grave. Essa possibilidade está estabelecida no próprio Estatuto ou Regimento correspondente ao seu cargo. Em caso de demissão, isso só acontecerá após uma sentença judicial, resguardado o direito ao contraditório e à ampla defesa.
2. SALÁRIO: Geralmente os concursos públicos atraem muitos candidatos com a divulgação de altos salários. Um exemplo de salários acima da média do mercado foi dado pelo último concurso da Receita Federal, que aconteceu em 2015, quando o cargo de auditor fiscal – que exigia nível superior em qualquer área de formação – oferecia remuneração de R$ 14.965,44, além de benefícios próprios para a carreira.
3. NÃO PRECISA TER EXPERIÊNCIA: Independentemente da idade ou da experiência profissional prévia, qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga nos órgãos públicos.
4. DIVERSIDADE DE CARGOS: Como comentamos antes, muitos concursos públicos exigem apenas ensino médio ou ensino superior. Isso é uma vantagem, já que, não importa qual seja a sua área de formação, se você se preparar para um concurso público específico, você estará habilitado a acessar aquela vaga.
VANTAGENS DO SETOR PRIVADO
1. POSSIBILIDADE DE CRESCER: Na iniciativa privada, geralmente as empresas exigem experiência. Caso você esteja iniciando a sua carreira, possivelmente você terá que ganhar pouco até conquistar o seu espaço e ter um salário melhor. Mas uma vantagem do setor privado é que isso só depende de você.
2. TRABALHO EXTRA RENDERÁ VERBA EXTRA: No setor privado, você ganha por hora trabalhada, logo, quando houver horas extras – e terá –, você receberá a mais por isso.
3. ROTINA DINÂMICA: Se você gosta de uma vida agitada e de desafios diários, o setor privado é a sua melhor escolha. Isso porque, nele, os seus resultados é que vão determinar a sua rotina.
4. SALÁRIO: Como citado anteriormente, os salários no setor privado dependem muito do rendimento de cada profissional. Entretanto, diferentemente do setor público, a renda no setor privado pode dar um salto rapidamente. Além disso, na hora de se candidatar a uma vaga, o empregado pode optar por empresas que garantam benefícios que mais se adequem às suas necessidades. Existem locais que oferecem bolsas de estudos, planos de saúde, planos odontológicos, entre outras vantagens.
FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/ampesc/admiravel-mundo-novo/noticia/2018/11/20/setor-publico-ou-privado-qual-e-o-melhor-para-o-seu-perfil-profissional.ghtml
DEBATE
Quais os prós e contras do setor público e privado?
Comentários
Postar um comentário