Relacionamento Intrapessoal x Interpessoal no ambiente de trabalho

 Relacionamento Intrapessoal x Interpessoal no ambiente de trabalho

Construir relacionamentos no local de trabalho é uma questão bem importante em uma carreira de sucesso. Tanto o relacionamento intrapessoal quanto o relacionamento interpessoal

Embora você vá para a empresa todos os dias para cumprir com suas obrigações no trabalho, com certeza essa será uma experiência muito mais agradável e produtiva se você souber lidar com sua equipe ou departamento. Por isso elaboramos aqui um breve guia sobre a importância dos relacionamentos no ambiente corporativo – e como transformar isso em uma habilidade positiva para sua carreira e sua vida. Siga na leitura com a gente! 


Por que é importante ter bons relacionamentos no trabalho?


As pessoas são naturalmente criaturas sociais: anseiam por amizades e interações positivas tanto quanto necessidades fisiológicas, exemplo alimentação. 

Então quanto mais bem-sucedidos forem os seus relacionamentos, mais feliz e produtivo você será. 

Boas relações de trabalho trazem ainda vários outros benefícios: a rotina é mais agradável, isso possibilita ao profissional ser mais inovador e criativo – e as ideias de pessoas que sabem se relacionar tendem a ser mais bem aceitas. Além do mais, bons relacionamentos trazem mais produtividade: em vez de gastar tempo e energia superando os problemas associados aos relacionamentos negativos, você pode se concentrar nas oportunidades. Bons relacionamentos também são necessários para o desenvolvimento de carreiras. Afinal, se o seu chefe não confia em você, é improvável que seu nome seja considerado para uma nova posição. 

No geral, todos nós queremos trabalhar com pessoas com quem nos damos bem. Quando bem desenvolvidas, as habilidades interpessoais e intrapessoais ajudam a aumentar a produtividade e a abordagem junto à equipe para atingir os objetivos organizacionais. 

Veja a seguir as definições sobre relacionamento interpessoal e intrapessoal – e como eles são importantes para o seu futuro.


Definição de Relacionamento Interpessoal 

O relacionamento interpessoal refere-se à relação com o próximo. É a habilidade através da qual nos relacionamos bem com as pessoas que interagimos. É através dela que conseguimos entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Todo relacionamento interpessoal envolve três fatores: o ambiente, o eu e o outro. Isso significa que para desenvolver a habilidade de se relacionar com o outro, precisamos: 

 Entender o que o ambiente nos exige e oferece; 

 Autoconhecimento (nossas tendências comportamentais, reações frente às situações); 

 Procurar observar e entender o outro (seus comportamentos, motivações, estilos de comunicação, entre outros). 


Definição de Relacionamento Intrapessoal 

Também conhecido como inteligência intrapessoal, é o tipo de relação que você estabelece consigo mesmo e com seus próprios sentimentos e aspirações. 

Sua premissa é baseada no autoconhecimento, no domínio próprio e a forma como o indivíduo se motiva continuamente – e como tudo isso permeia nossa vida pessoal e profissional. 

Quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a felicidade e todos os seus objetivos – em todos os espectros de sua vida. 

É justamente a prática do autoconhecimento que nos ajuda a lidar com as mais diversas situações da melhor forma possível. Sem frustrações, sem descontrole ou sentimentos ruins, apenas buscando as melhores soluções. 


Habilidades que envolvem o relacionamento

É importante deixar claro que tanto as habilidades interpessoais quanto as intrapessoais desempenham um papel importante na carreira, pois ambos são altamente valorizados no ambiente corporativo. 

E podem significar a diferença na hora de optar por um profissional que vai assumir uma nova posição. 

E a questão chave para conseguir gerenciar os relacionamentos é ampliar o seu autoconhecimento e desenvolver as competências necessárias – uma tarefa que fica mais fácil com a ajuda do Assessment e do Coaching. 

Estas ferramentas podem ajudar a criar ou desenvolver uma série de habilidades necessárias para ampliar seu autoconhecimento, melhorar sua forma de se relacionar e até contribuir para a sua evolução profissional, como: 

 Capacidade de lidar com diferentes cenários, pessoas e desafios 

 Ganho de produtividade e performance 

 Comunicação assertiva 

 Foco e motivação 

 Planejamento e feedbacks mais eficazes 

 Liderança e trabalho em equipe


ATIVIDADE

Algumas perguntas básicas podem ajudar você a desenvolver a inteligência pessoal:


·         Quais são os meus sonhos?

·         Quais são meus pontos fortes e fracos?

·         Quais são meus talentos?

·         Quais são os meus medos?

·         Que competências já tenho ou preciso aprimorar?

·         Que atitudes minhas favorecem ou dificultam o meu sucesso?

·         Que habilidades tenho ou necessito desenvolver?







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho, emprego e renda: conceitos estruturais

Habilidades sociais e emocionais aplicadas aos contextos de trabalho