O QUE É RENDA?

 

O QUE É RENDA? 

Renda, do ponto de vista das finanças pessoais, é todo tipo de receita que um indivíduo tem acesso. Automaticamente, você pensou no salário, não é mesmo? E não está errado. A remuneração profissional, de fato, é uma espécie de renda. Mas ela não é a única, conforme veremos a seguir. Investimentos, ganhos de capital e valores referentes a alugueis, para dar alguns exemplos, também são receitas e podem ser encarados como tipos de renda. Por isso, é interessante ter atenção às classificações descritas abaixo para compreender melhor o seu dinheiro. Confira! 

RENDA PASSIVA 

Renda passiva, como o próprio nome sugere, é toda e qualquer receita em que o dinheiro trabalha sozinho. Ou seja, você só precisa fazer um movimento inicial, como aplicar o seu capital em um fundo de investimentos, por exemplo, e esperar a quantia se valorizar ao longo do período. Todas as aplicações financeiras entram nesta categoria. 

GANHO DE CAPITAL 

Outro tipo de renda é o chamado ganho de capital, que ocorre quando você faz uma aquisição e, tempos depois, se desfaz dela por um valor mais elevado. É o caso, por exemplo, da compra de um imóvel na planta (que tende a ter um preço mais acessível) e a sua posterior venda (com o apartamento já acabado e valorizado) por uma quantia maior. 

RENDA ATIVA 

É aqui que aparece o salário e as demais gratificações ou remunerações por um serviço realizado. Na renda ativa, você precisa trabalhar para ser recompensado. 

FONTE: https://www.onze.com.br/blog/renda-o-que-e/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho, emprego e renda: conceitos estruturais

Habilidades sociais e emocionais aplicadas aos contextos de trabalho